Carreiras | a escolha de uma profissão 

William Jennings Bryan

Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca.

A vida é o resultado das escolhas que fazemos. No meu caso, as minhas escolhas começaram bem cedo, através das muitas experiências, desde a análise ao microscópio até observações ao telescópio. Os livros também contribuíram como grandes orientadores na minha adolescência, como por exemplo, a leitura da coleção Descobrir que vinha com fascículos sobre as diferentes áreas do conhecimento.

No colégio, muitas aulas foram inspiradoras na escolha de uma futura profissão. Os temas abordados, professores e a troca de informações com os colegas de classe foram fundamentais para solidificar meus interesses. Aliás, as aulas de laboratório no ciclo básico fizeram toda a diferença na minha tomada de decisão.

O vestibular, na minha época, era o caminho para o jovem realizar a sua escolha de carreira futura e ingressar em uma universidade. 

Para realizar uma boa escolha, nada melhor do que conversar com professores das áreas afins. Mesmo gostando da área de Biologia, algumas subáreas também geraram interesse, como a Microbiologia e a Biotecnologia. Para me certificar que estava realizando escolhas assertivas, recordei de algumas atividades em laboratório e trabalhos nas áreas de Ciências e Biologia.

Escolher a Biologia foi como acertar o alvo, já estava impresso no meu íntimo o desejo incontestável sobre o estudo da vida.

Currículo na mão e muita vontade animam os futuros profissionais e comigo não foi diferente. O começo é difícil para todos, mas o esforço leva ao sucesso. 

O livro O Jovem e a seleção de uma carreira consiste em uma obra feita através da percepção docente frente ao processo de escolha por uma carreira de graduação, vivenciada pelos seus alunos no cotidiano escolar.

O material disponível no site está registrado e não pode ser copiado ou reproduzido sem a expressa autorização do autor.  É permitida a utilização dos textos em trabalhos escolares. Lembre-se que algumas das imagens são comercializadas de terceiros e os responsáveis assumirão legalmente pelo seu uso indevido.

Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

© 2015 por OMNIBIOCIÊNCIA - O melhor conteúdo de Ciências e biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.