Origem da vida

A origem da vida

A origem da vida estuda as hipóteses que defendem o surgimento da vida. São divididas em:

  • Cosmozoica (panspermia cósmica) – hipótese que defende que a vida surgida no planeta é resultado da propagação da vida através do espaço, através de seres denominados cosmozoários.

  • Abiogenética - hipótese que defende a ideia de que os seres vivos surgiram sem a necessidade de uma vida preexistente. Quando a vida se formou há 3,8 bilhões de anos, tivemos o único momento em que se observou a manifestação da abiogênese.

  • Biogênese – hipótese que defende a ideia da necessidade de uma vida preexistente para a geração de novos seres. Os cientistas colaboradores e defensores da biogênese foram  Leeuwenhoek (aperfeiçoamento de microscópios para observação de micróbios), Lázaro Spallanzani (experiências com infusão de microrganismos e posterior esterilização), Francesco Redi (experiência com potes contendo carne e propagação de moscas), Louis Pasteur (experiências com balões de vidro com “bico de cisce”), A. I. Oparin (hipótese heterotrófica), Stanley Miller (simulação de modelos de vidro para comprovação da hipótese heterotrófica).​

Aprofunde seus conhecimentos nas seguintes revistas eletrônicas de ciências:

http://www.cienciahoje.org.br/

https://super.abril.com.br/

http://www2.uol.com.br/sciam/

https://www.nature.com/nature/

https://www.nationalgeographic.com/

O material disponível no site está registrado e não pode ser copiado ou reproduzido sem a expressa autorização do autor.  É permitida a utilização dos textos em trabalhos escolares. Lembre-se que algumas das imagens são comercializadas de terceiros e os responsáveis assumirão legalmente pelo seu uso indevido.

Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

© 2015 por OMNIBIOCIÊNCIA - O melhor conteúdo de Ciências e biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.