Fisiologia vegetal

V) Mecanismo de condução 


    Mecanismo responsável pela distribuição de seiva ao longo dos órgãos vegetais. Com exceção dos vegetais atraqueófitos, os traqueófitos possuem vasos condutores de seiva. A seiva bruta é conduzida pelos vasos do xilema, já a seiva elaborada é conduzida pelos vasos do floema. A seiva bruta é composta por água e sais minerais e a seiva elaborada é composta por água e matéria orgânica produzida durante a fotossíntese. A seiva bruta é transportada no sentido de ascensão do vegetal e a seiva elaborada, no sentido inverso.
    A condução da seiva bruta é dividida em absorção mais ascensão. A teoria da coesão/tensão/transpiração (teoria de Dixon), explicita a importância da perda de água pelo vegetal, colaborando diretamente na sucção.
    A condução da seiva elaborada é favorecida pela ação da gravidade, além da diferença de concentração de matéria orgânica entre o órgão produtor de matéria orgânica e os órgãos consumidores, permitindo a distribuição da seiva elaborada, sendo explicitada pelo modelo físico de Münch.

Aprofunde seus conhecimentos nas seguintes revistas eletrônicas de ciências:

http://www.cienciahoje.org.br/

https://super.abril.com.br/

http://www2.uol.com.br/sciam/

https://www.nature.com/nature/

https://www.nationalgeographic.com/

O material disponível no site está registrado e não pode ser copiado ou reproduzido sem a expressa autorização do autor.  É permitida a utilização dos textos em trabalhos escolares. Lembre-se que algumas das imagens são comercializadas de terceiros e os responsáveis assumirão legalmente pelo seu uso indevido.

Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

© 2015 por OMNIBIOCIÊNCIA - O melhor conteúdo de Ciências e biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.