Fisiologia vegetal

I) Hormônios vegetais

Auxina – responsável pelo alongamento celular, permitindo ou inibindo o desenvolvimento do vegetal, inibe a atividade das gemas laterais, além de induzir a formação de frutos partenocárpicos.

Giberelina – responsável pelo alongamento celular (crescimento do caule e folhas), acelera a germinação de sementes, induz a formação de frutos partenocárpicos.

Citocinina – responsável por estimular o processo de mitose (divisão celular) e estimular o crescimento do caule e das raízes; estimula a diferenciação dos órgãos vegetais.

Ácido abscísico – responsável por promover a dormência em sementes e gemas laterais, inibir o crescimento e induzir o mecanismo de abscisão (perda) das folhas e frutos, além de estimular o fechamento estomático.

Gás etileno – responsável por promover a abscisão das folhas e dos frutos, além de estimular o processo de amadurecimento dos frutos.

Aprofunde seus conhecimentos nas seguintes revistas eletrônicas de ciências:

http://www.cienciahoje.org.br/

https://super.abril.com.br/

http://www2.uol.com.br/sciam/

https://www.nature.com/nature/

https://www.nationalgeographic.com/

O material disponível no site está registrado e não pode ser copiado ou reproduzido sem a expressa autorização do autor.  É permitida a utilização dos textos em trabalhos escolares. Lembre-se que algumas das imagens são comercializadas de terceiros e os responsáveis assumirão legalmente pelo seu uso indevido.

Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

© 2015 por OMNIBIOCIÊNCIA - O melhor conteúdo de Ciências e biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.