Evolução

A evolução

A evolução é o ramo da biologia que estuda as mudanças que ocorrem com os seres vivos ao longo dos anos, suas causas e consequências.

A biologia evolutiva pode ser dividida em duas teorias gerais e cada uma com suas subdivisões:

    I - Criacionismo – acredita na Criação Divina. Existe uma corrente chamada fixismo que prega a imutabilidade dos seres vivos, logo não acreditam no processo evolutivo.

      II - Evolucionismo (Transformismo) – acredita que os seres vivos foram gerados através de interações químicas que culminaram na vida e que as formas vivas sofreram modificações ao longo dos anos. É dividida em:

                        II-A) Lamarquismo – é a teoria desenvolvida por Lamarck e preconiza as seguintes leis:

  • Lei do uso e desuso – os seres vivos ao usarem mais suas características podem desenvolvê-las e o contrário também se verifica.

  • Lei da transmissão dos caracteres adquiridos – os seres vivos, ao adquirirem ou perderem características extras durante os respectivos períodos de vida, podem passá-las adiante para as futuras gerações.

                        II-B) Darwinismo – é a teoria desenvolvida por Darwin e preconiza as seguintes leis:

  • Os mais aptos sobrevivem – os seres vivos apresentam diferentes aptidões aos seus ecossistemas específicos, facilitando a sobrevivência dos mesmos. Aptidão pode ser interpretada como: maior força, agilidade, raciocínio etc.

  • Ambiente selecionador – o ambiente (meio) tem papel fundamental na seleção dos seres vivos mais aptos.

  • Seleção Natural – o ambiente atuando como mecanismo selecionador e a luta pela sobrevivência culminam na seleção dos seres vivos mais aptos a determinados habitats, sendo chamado este processo de seleção natural. A seleção natural sofreu uma adaptação conceitual para explicar as variações introduzidas pelos seres humanos, sendo chamada de seleção artificial.

                         II-C) Neodarwinismo – é a teoria desenvolvida por Hugo de Vries, e está ancorada aos princípios Darwinianos somados às idéias relacionadas à genética. Esta teoria preconiza as seguintes leis:

  • Seleção Natural – o ambiente atuando como mecanismo selecionador e a luta pela sobrevivência culminam na seleção dos seres vivos mais aptos a determinados habitats, sendo chamado este processo de seleção natural.

  • Mutação e Recombinação gênica – as mutações são as alterações ocorridas com os seres vivos ao longo do tempo e servem para explicar as variações ocorridas com eles, que anteriormente não eram explicadas no Darwinismo.

                        II-D) Teoria Sintética da evolução – é a teoria resultante dos conhecimentos posteriores a Darwin e somados às outras áreas das ciências biológicas. Defende as seguintes leis:

  • Seleção Natural – o ambiente atua como mecanismo selecionador em que a luta pela sobrevivência culmina na seleção dos seres vivos mais aptos a determinados habitats, sendo chamado este processo de seleção natural.

  • Mutação e recombinação gênica – as mutações são as alterações ocorridas com os seres vivos ao longo do tempo e servem para explicar as variações ocorridas com eles, que anteriormente não eram explicadas no Darwinismo. A recombinação gênica compreende a variabilidade genética ocorrida com as células gaméticas durante o mecanismo de meiose, em que se verifica o processo de troca de informações entre os cromossomos.

  • Isolamento Geográfico – é a separação física entre os seres vivos, ocorridas principalmente através das variações de ordem geográficas, como: formação de montanhas, ilhas ou separação de continentes.

  • Isolamento Reprodutivo – é a não geração de indivíduos férteis após cruzamento entre dois seres vivos, ditos da mesma espécie, logo há como resultado o processo de especiação, ou seja, formação de novas espécies. O isolamento reprodutivo pode ser a consequência posterior de um isolamento geográfico.

 

Aprofunde seus conhecimentos nas seguintes revistas eletrônicas de ciências:

http://www.cienciahoje.org.br/

https://super.abril.com.br/

http://www2.uol.com.br/sciam/

https://www.nature.com/nature/

https://www.nationalgeographic.com/

O material disponível no site está registrado e não pode ser copiado ou reproduzido sem a expressa autorização do autor.  É permitida a utilização dos textos em trabalhos escolares. Lembre-se que algumas das imagens são comercializadas de terceiros e os responsáveis assumirão legalmente pelo seu uso indevido.

Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

© 2015 por OMNIBIOCIÊNCIA - O melhor conteúdo de Ciências e biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.