Citologia

O estudo da célula

I) Morfologia Celular

      As estruturas que formam as células são semelhantes aos órgãos que formam nosso corpo; elas são chamadas de organelas celulares. São divididas em: organelas membranosas e não-membranosas. Organela é toda a estrutura localizada no interior celular com função definida.

As organelas membranosas são:

  1. Membrana plasmática – envoltório formado por bicamada fosfolipídica com proteínas inseridas. É ela que delimita a estrutura externa da célula.

  2. Carioteca – envoltório poroso que delimita o núcleo. No seu interior encontramos o material genético desespiralizado na forma de cromatina.

  3. Retículo endoplasmático – organela membranosa que é o resultado da extensão da carioteca. É dividida em retículo endoplasmático liso (REL) e retículo endoplasmático rugoso (RER). O REL (não granuloso ou agranular) é responsável pela síntese de lipídios e pela desintoxicação celular. O RER (granuloso) é responsável pela síntese de proteínas.

  4. Complexo de Golgi – conjunto de bolsas que trabalham no processamento de substâncias intracelulares. São responsáveis pela modificação, empacotamento e distribuição de proteínas e lipídios, além de glicosilarem proteínas, formar lisossomos, polimerizar carboidratos.

  5. Lisossomo – organela membranosa esférica responsável pela digestão intracelular. O ph no seu interior é ácido para promover a ação de suas enzimas.

  6. Peroxissomo – organela que participa na neutralização de substâncias tóxicas, decompondo os peróxidos em água mais gás oxigênio.

  7. Glioxissomo – organela responsável pela conversão de lipídios em carboidratos.

  8. Vacúolos – são formados por membrana e podem ter função definida de acordo com o tipo celular, como:

  9. Vacúolos de suco celular – encontrados nos vegetais e com função de controlar e armazenar água, participando no controle hídrico da célula.

  10. Vacúolo de digestão intracelular – responsável por englobar os produtos e subprodutos provenientes da digestão intracelular.

  11. Vacúolo contrátil (pulsátil) – encontrado em protozoários, responsável pelo controle hídrico celular.

  12. Mitocôndria – organela bimembranar (membrana externa e interna), responsável pela geração de energia para a célula, pela quebra da matéria orgânica e consequente geração de energia. Possui DNA próprio.

  13. Plastos (plastídios) – organelas bimembranares (membrana externa mais interna), responsáveis pela produção de matéria orgânica em função do processo de fotossíntese realizado pelos pigmentos fotossintetizantes. Somente são encontrados em seres autótrofos fotossintetizantes. Possuem DNA próprio. Existem tipos diferentes de plastos:

  14. Leucoplastos – plastos de armazenamento.

  15. Cromoplastos – plastos com função fotossintetizante.

 

As organelas não-membranosas são:

  1. Ribossomos – organelas não-membranosas formadas por duas subunidades, a menor e a maior. São responsáveis pela síntese de proteínas.

  2. Centríolos – estruturas moleculares que participam no processo de divisão celular. São formados por nove trios de microtúbulos, com aspecto visual de um cilindro.

  3. Citoesqueleto – são as estruturas que possibilitam a sustentação das células, bem como auxiliam na movimentação das estruturas internas. As estruturas conhecidas são filamentos de actina, filamentos intermediários e microtúbulos.

 

 

 

Aprofunde seus conhecimentos nas seguintes revistas eletrônicas de ciências:

http://www.cienciahoje.org.br/

https://super.abril.com.br/

http://www2.uol.com.br/sciam/

https://www.nature.com/nature/

https://www.nationalgeographic.com/

O material disponível no site está registrado e não pode ser copiado ou reproduzido sem a expressa autorização do autor.  É permitida a utilização dos textos em trabalhos escolares. Lembre-se que algumas das imagens são comercializadas de terceiros e os responsáveis assumirão legalmente pelo seu uso indevido.

Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

© 2015 por OMNIBIOCIÊNCIA - O melhor conteúdo de Ciências e biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.